Grupo de 47 brasileiros e familiares consegue deixar a Faixa de Gaza

Avião da FAB para repatriação decolou na manhã deste sábado (9) em direção ao Egito. O retorno do grupo está previsto para o domingo, com destino à Base Aérea de Brasília

Da Redação

Avião KC-30, da FAB, chega a Israel
Gov BR/FAB

O Ministério das Relações Exteriores informou na tarde deste sábado (9) que 47 brasileiros e familiares próximos conseguiram cruzar a passagem de Rafah, na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito. Segundo o Itamaraty, o grupo já está se deslocando em direção ao Cairo, capital egípcia, onde vão aguardar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB). 

O grupo deverá deixar, neste domingo (10), o Egito, a bordo de aeronave KC-30, que decolou na manhã deste sábado (9) para a repatriação dos nacionais e familiares em direção ao Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito, em voo direto com previsão de duração de 15 horas e pouso estimado para às 3h (horário local) deste domingo (10).

Este será o 11º voo da Operação Voltando em Paz. O retorno está previsto para o domingo, com destino à Base Aérea de Brasília. No total, desde 10 de outubro, 1524 brasileiros e familiares próximos terão sido retirados da região de conflito.

Da lista de 102 brasileiros e familiares próximos apresentada aos governos envolvidos para autorização da saída da Faixa de Gaza, 24 tiveram a saída vetada pelas autoridades, incluindo 7 brasileiro-palestinos.

Dos 78 previstos na lista autorizada, cruzaram a fronteira de Rafah em direção ao Egito 11 binacionais brasileiro-palestinos e 36 palestinos; 27 menores, 16 mulheres (2 idosas) e 4 homens adultos.

A decolagem chegou a ser prevista para a última quinta-feira (6), mas a FAB explicou que era necessário aguardar autorização para que os brasileiros atravessassem a passagem de Rafah. 

O primeiro grupo de brasileiros repatriados de Gaza chegou ao país no último dia 13 de novembro, também em voo que saiu do Cairo em direção ao Brasil. O voo trouxe 22 brasileiros, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.