Boris Johnson se desculpa pela forma como lidou com a Covid-19 no Reino Unido

Ex-primeiro-ministro é sabatinado nesta quarta (6) e quinta-feira (7) pelo inquérito oficial de gestão da pandemia

Da Redação

Familiares de vítimas da Covid-19 protestam durante sabatina de Boris Johnson
REUTERS/Maja Smiejkowska

O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson pediu desculpas pela forma como lidou com a crise de Covid-19 quando governava o Reino Unido. A declaração ocorreu nesta quarta-feira (6), durante o inquérito oficial de gestão da pandemia.

“Posso dizer que compreendo os sentimentos das vítimas e das suas famílias, e lamento profundamente a dor, a perda e o sofrimento”, disse Johnson.  O ex-primeiro-ministro admitiu que se equivocou em algumas decisões e que, inicialmente, subestimou os riscos representados pelo vírus. Em janeiro de 2021, o Reino Unido se tornou o 1° país europeu a passar dos 100 mil mortos por Covid-19.

Johnson foi primeiro-ministro entre 2019 e 2022, quando renunciou após a repercussão negativa à presença dele e de outras autoridades em reuniões com bebidas alcoólicas entre 2020 e 2021, período em que a população da Grã-Bretanha passava pelo lockdown.

Até agora, o inquérito já ouviu testemunhas sobre a relutância de Johnson em adotar o confinamento e seus discursos diante das alegações científicas. Johnson será sabatinado nesta quarta e quinta-feira (7). O início da sessão de hoje foi interrompido por manifestantes e alguns tiveram que deixar a sala.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.