Usuários do Metrô, CPTM e EMTU só poderão recarregar o cartão BOM até dia 03/04

Depois deste prazo, as novas recargas só poderão ser feitas no cartão TOP

Por Bruna Barboza

Usuários do Metrô, da CPTM e da EMTU só poderão recarregar o cartão BOM até 3 de abril. Depois deste prazo, as novas recargas só poderão ser feitas no cartão TOP. 

Os créditos adquiridos no BOM até a data não têm prazo para expirar e poderão ser utilizados até o fim do saldo. Depois disso, o cartão será cancelado e os passageiros deverão emitir o TOP. 

Lembrando que o valor no BOM não é transferido para o TOP. O passageiro que tiver saldo utiliza até acabar e depois recarga já no novo cartão. 

Nenhum passageiro que tiver saldo no BOM será prejudicado com a troca, explica o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli. 

“Esse saldo residual que tem, que equivale a menos de uma passagem regular do sistema equivalerá a uma passagem, ou seja, se o cidadão tiver dez centavos no cartão, ele vai na catraca passará por esse bloqueio, ele poderá fazer a viagem dele e esse saldo negativo será suportado pelo sistema. Nenhum prejuízo para o cidadão ele não terá trabalho nenhum. Se ele tem crédito no BOM ele vai poder utilizar até finalizar todos os recursos”, explicou. 

A transição dos cartões vale para quem tem o cartão comum, disponível para todos os usuários, e o vale-transporte, que é fornecido a funcionários que recebam o benefício das empresas. 

Idosos com mais de 65 anos ou deficientes físicos que tenham isenção de tarifa poderão continuar utilizando o BOM normalmente.

Como solicitar?

O novo cartão pode ser solicitado de duas formas: Pela internet, no aplicativo TOP, disponível nos sistemas Android e IOS, com entrega em domicílio e cobrança de R$ 22,30 de taxa de entrega. 

Ou presencialmente, em lojas credenciadas, mediante cadastro e agendamento prévio pela internet

A emissão do novo cartão TOP pode ser feita por usuários que ainda tenham crédito disponível no BOM. 

Desde o lançamento, em novembro do ano passado, o cartão TOP tem sido motivo de inúmeras reclamações de usuários, que dizem não conseguir ter acesso ao sistema ou emitir um novo cartão. 

O secretário Paulo Galli afirmou que todos os problemas são acompanhados e a empresa responsável pelo cartão é constantemente cobrada. 

“Semanalmente nós temos duas reuniões com a associação e também com a empresa que testa o serviço para acompanhar todas as falhas e todas as reclamações que têm no Procon. Portanto a gente acompanha muito de perto isso e exigindo providencias e cobranças para que a gente atenda da melhor maneira possível o cidadão. Obviamente é um momento de transição isso pode dar alguns problemas, mas eles são acompanhados de perto por nós para que sejam corrigidos rapidamente”, explicou. 

Passageiros que não tenham nenhum dos cartões poderão utilizar o sistema com o cartão virtual, que pode ser comprado pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp. 

O QR code também continuará sendo impresso em máquinas de autoatendimento ou bilheterias.

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