Governo de SP oferece reforço para alunos da rede estadual

O programa de recuperação intensiva começou nesta última terça-feira (04) e é voltando aos estudantes que não atingiram 75% de frequência nas aulas em 2021

Por Leonardo Zvarick

Começaram nesta última terça-feira (04) as aulas de recuperação para alunos da rede estadual de educação. Além de reforço no conteúdo, o objetivo é diminuir a evasão escolar.

O programa de recuperação intensiva é voltado aos estudantes da rede estadual que não atingiram 75% de frequência nas aulas em 2021.

Segundo a Secretaria de Educação, 57 mil alunos terão que passar pelas aulas de reforço, que vão até 21 de janeiro.

“Isso demonstra a responsabilidade que o aluno tem que ter porque senão ele poderia ficar sem fazer nada e continuar progredindo. O estado de São Paulo optou para ter algum nível de exigência e as escolas estão fazendo isso”, explicou Rossieli Soares, secretário de Educação do estado de São Paulo.

Somente aqueles que participarem das atividades poderão avançar de ano, condição que é criticada por alguns especialistas, que defendem a aprovação de todos e a adequação do currículo do próximo ano letivo ao nível de aprendizado dos alunos.

“Por isso que é um grande desafio como organizar um currículo em função dos alunos que cada escola tem para que até o final do ano eles atinjam esses patamares considerados adequados”, defende Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP.

De acordo com o governo, esta será justamente a principal preocupação dos professores no retorno às aulas, e o processo de recuperação será contínuo ao longo deste e dos próximos anos letivos.

“Aqui é o vínculo, especialmente que a gente está cuidando, sim com atividades, sim com aprendizagem, mas a recuperação como um todo vai se dar ao longo de muito tempo”, explicou Rossieli. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.