Os Estúdios Vera Cruz, que já foram referência no cinema nacional, vão receber produções da Band pelos próximos três anos. O Grupo Bandeirantes de Comunicação passa a ter direito de exploração dos estúdios após ganhar a concorrência feita pela prefeitura de São Bernardo do Campo (SP).
“Uma baita responsabilidade. Nós vamos começar com toda a humildade, mas a intenção é a mais positiva possível. Voltar a ser um centro importante como ele já foi e tornar um polo de produção importante, com fornecedores e gente daqui”, destacou João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
A próxima temporada do MasterChef vai ser gravada no local. O acordo vai gerar empregos e ajudar a movimentar a economia de São Bernardo do Campo (SP). “Na prática o Grupo Bandeirantes devolve o sonho que foi idealizado há 72 anos atrás de ter a indústria do cinema, da novela, mas agora do entretenimento. Tenho certeza que daqui sairão grandes produções”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).
O espaço histórico, que representou o sonho de transformar a indústria do cinema no Brasil foi inaugurado em 1949, em São Bernardo do Campo (SP). Os Estúdios Vera Cruz foram responsáveis por 22 produções, entre elas, o primeiro filme de Mazzaropi, "Sai da Frente".
Além de Mazzaroppi, passaram pelo Vera Cruz grandes estrelas nacionais na década de 50, como Ruth de Souza, Tonia Carrero e Renato Consorte. Um dos grandes sucessos foi "O Cangaceiro", inspirado na história de Lampião e dirigido por Lima Barreto.
A companhia cinematográfica foi desativada em 1954. O espaço se tornou centro de exposições e eventos, e serviu como locação para produções nacionais, como o filme Carandiru, de Hector Babenco.