As ruas cheias no comércio popular faltando poucos dias para o Natal denunciam. Em São Paulo, muita gente deixou para comprar presente na última hora.
Para o engenheiro ambiental, Leandro Gonçalves isso já é praticamente uma tradição. Como tem uma rotina muito cheio, ele faz as compras sempre perto do limite, geralmente pela internet.
“Eu sempre deixo as coisas para resolver no dia, ou com uma margem de segurança, na véspera. O mundo virtual se tornou uma grande realidade na minha vida profissional e pessoal”, explica Leandro.
No Natal desse ano, por conta da pandemia, muitos consumidores têm dado preferência às compras feitas pela internet. Mesmo para quem deixou para última hora, ainda dá tempo. Tem loja que entrega no mesmo dia.
Um exemplo é a marca de calçados do empresário Eduardo Rocha. Cerca de 90% das vendas são online, e a entrega rápida é parte importante do negócio.
“A gente acredita que é fundamental uma entrega muito rápida no online, então no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a gente entrega em até dois dias, e São Paulo capital entregamos no mesmo dia, a gente acredita que isso faz toda a diferença no final do ano”, contou o empresário.
Se não receber o produto na data, o consumidor tem direito de pedir reembolso da taxa de entrega, ou até mesmo de cancelar a compra, mas segundo o advogado especialista em direito do consumidor Sérgio Tannuri, o ideal é minimizar esse risco e pesquisar a reputação da empresa antes de fechar negócio.
“Busque informações sobre o site, pesquise se há muitas reclamações sobre ele, sobre questão de devolução e desconfie de sites que não dão telefone, que é um canal de comunicação com o consumidor, e também que não informa o endereço físico, pois pode ser golpe”, explicou Sérgio.