O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou presença na cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, no próximo domingo (10), em Buenos Aires. A informação foi divulgada pelo jornal argentino La Nacion.
A presença de Zelensky acontece em meio ao conflito do seu país contra a Rússia. Essa será a primeira visita do presidente ucraniano à América Latina desde o início do conflito, em fevereiro de 2022.
Zelensky e Milei conversaram por telefone três dias após o argentino vencer a disputa presidencial da Argentina. Na ocasião, o líder ucraniano agradeceu pela “posição clara” do presidente eleito.
“Discutimos como podemos desenvolver as relações entre a Ucrânia e a Argentina, bem como os laços da Ucrânia com outros países latino-americanos”, disse Volodymyr Zelensky na época.
Os presidentes do Uruguai, Lacalle Pou, do Paraguai, Santiago Peña, do Equador, Daniel Noboa, do Chile, Gabriel Boric, e da Hungria, Viktor Orban, são os presidentes confirmados na posse de Milei. O rei Felipe VI, da Espanha, além de ministros e embaixadores, também irão na cerimônia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado por Milei para participar da cerimônia de posse, porém o líder brasileiro não irá comparecer. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.