O avião KC-30, da Força Aérea Brasileira, decolou do aeroporto de Beirute, capital do Líbano, às 12h25 (horário de Brasília) desta sexta-feira (11). Esse é o quarto voo de repatriação de brasileiros na região.
Segundo a Força Aérea Brasileira, está prevista uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, antes da decolagem para Guarulhos. A chegada na Base Aérea de São Paulo está prevista para a manhã deste sábado (12).
Dos 211 passageiros no quarto voo de repatriação, 12 são crianças de colo. No total, a Operação Raízes do Cedro, realizada pelo Itamaraty e Ministério da Defesa, já resgatou, em uma semana, 885 pessoas e 11 animais domésticos.
A estimativa da FAB é trazer cerca de três mil dos 21 mil brasileiros que estão no Líbano. Conforme o órgão, devem ser transportados aproximadamente 500 passageiros por semana.
Em nota, o Itamaraty declarou que segue em contato com os brasileiros e familiares próximos que desejam sair do Líbano, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, para a organização de novo voo, a depender das condições de segurança no terreno.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines”, declarou o Itamaraty em nota.