O governo federal decidiu adiar a decolagem do primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que sairia de Beirute, capital libanesa, para repatriar brasileiros que desejam sair das áreas de conflito no Oriente Médio. A informação foi confirmada pela Band Brasília.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a decisão foi tomada por questão de segurança – já que, na madrugada desta sexta-feira (horário local), ataques israelenses atingiram as proximidades do perímetro do aeroporto internacional de Beirute, de acordo com uma fonte do Ministério dos Transportes e Obras Públicas do Líbano.
“Em consequência da necessidade de medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se dirigirão ao aeroporto da capital libanesa, a operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje. Novas informações sobre o voo serão prestadas ao longo do dia”, informou o Itamaraty em comunicado.
Com a decisão, a saída do avião KC-30, da Força Aérea Brasileira, do aeroporto de Lisboa deve acontecer às 14h (pelo horário de Brasília) deste sábado (5). O Itamaraty estima em 220 o número de passageiros nessa primeira repatriação.
O objetivo do governo brasileiro é repatriar cerca de 500 pessoas por semana. Terão prioridade de embarque idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.