O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a comitiva que o acompanhava em viagem oficial no México desembarcaram na manhã desta quarta-feira (2), na Base Aérea de Brasília, após trocar de aeronave.
Ele, a primeira-dama Janja, o ministro das Relações Exteriroes, Mauro Vieira, entre outras autoridades, participaram, na Cidade do México, da cerimônia de posse da nova presidente Claudia Sheinbaum.
No retorno ao Brasil, segundo a Força Aérea Brasileira, o avião presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem.
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, informou a FAB em nota.
Após permanecer por cerca de cinco horas voando em círculos para despejar combustível, a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo, a aeronave pousou em segurança às 22h16 no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles.
O presidente, assessores e a tripulação da aeronave foram transferidos para um avião reserva, também da Força Aérea Brasileira, que decolou rumo à Base Aérea de Brasília no fim da noite de ontem.