O voo com 219 brasileiros repatriados de Israel chegou no Rio de Janeiro nesta madrugada, por volta das 3 horas.
A Operação Voltando em Paz, do governo federal, totaliza agora 1.135 pessoas resgatadas em seis voos da FAB, desde o dia 10 de outubro.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, essa já é a maior operação de retirada de brasileiros de uma zona de conflito.
Ainda restam cerca de 150 brasileiros em Tel Aviv interessados na repatriação. Como o avião da FAB tem capacidade para pouco mais de 200 passageiros, no próximo voo o Brasil pode atender ao pedido de ajuda de países vizinhos da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia.
Ajuda humanitária
O mundo aguarda o acordo para a abertura da passagem de Rafah, em Gaza, entre Israel e o Egito. É grande a expectativa para que isso aconteça nas próximas horas com a entrada de ajuda humanitária no território Palestino.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que permitirá que o Egito entregue quantidades limitadas de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A expectativa é de que os veículos cruzem a fronteira desta sexta-feira (20), com a passagem de 20 caminhões transportando água, alimentos e medicamentos aos palestinos na região.
A decisão foi aprovada logo após visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Israel, nesta quarta (18), em acordo costurado entre os americanos, Israel e o Egito.