O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com o terceiro grupo de brasileiros repatriados do Líbano pousou na Base Aérea de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, por volta das 8h20 desta quinta-feira (10).
O avião KC-30 trouxe 218 pessoas, incluindo 11 crianças, resgatadas da área de conflito no Oriente Médio, além de cinco animais domésticos.
Até o momento, o governo brasileiro, em operação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, já retirou do Líbano mais de 670 pessoas e 11 animais domésticos.
Cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano. Desses, 3 mil manifestaram interesse na repatriação para fugir do conflito envolvendo Hezbollah, Hamas e Israel, segundo o Itamaraty.
Em nota divulgada nesta semana, o ministério declarou que segue em contato com os brasileiros e familiares próximos, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, para a organização de novos voos, a depender das condições de segurança no terreno.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines”, declarou o Itamaraty em nota.