Vídeo: ponte provisória construída pelo Exército é levada pela correnteza no RS

Estrutura ligava as cidades de Lajeado e Arroio do Meio, no Vale do Taquari

da Redação

A ponte provisória construída pelo Exército para conectar as cidades de Lajeado e Arroio do Meio, no Vale do Taquari, foi destruída pelas chuvas nesta quinta-feira (23), oito dias após ser inaugurada.  

A passarela já estava interditada por precaução. Ela tinha uma capacidade para suportar 30 pessoas por minuto, o que facilitava o deslocamento entre as cidades sem a necessidade de barcos.

A região é uma das mais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de 2,3 milhões de pessoas foram diretamente afetadas pela tragédia em 468 de 497 municípios gaúchos.

Chuvas em Porto Alegre

Em Porto Alegre, quando as vítimas dos alagamentos começavam a voltar para suas casas e as autoridades iniciavam o serviço de limpeza, as chuvas voltaram a cair.  

Lugares que não haviam sido alagados ficaram tomados pela água, e ruas que já estavam secas voltaram a ficar inundadas, principalmente em bairros da zona sul e da região central.

O nível do Lago Guaíba estabilizou abaixo dos 4 metros, mas ventos fortes reduziram o escoamento da água. O sistema de esgoto também fez aumentar a inundação com bueiros entupidos.

O Departamento de Água e Esgoto de Porto Alegre informou que a bomba de drenagem que poderia evitar a inundação na região dos bairros Menino Deus e Cidade Baixa teve um problema no motor. Com isso, funciona parcialmente.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais