A Nasa e SpaceX lançaram, na manhã desta sexta-feira (16), um satélite no foguete “SpaceX Falcon 9” que estudará as consequências das mudanças climáticas na Terra. O BandNews TV mostrou imagens ao vivo da contagem regressiva até a decolagem da missão espacial batizada de Swot Go.
O objetivo da missão da Nasa e SpaceX é fazer um levantamento inédito das mudanças climáticas com base na coleta de dados sobre as águas superficiais da Terra. O satélite “Surface Water and Ocean Topography” (SWOT) pesquisará quase todos os mananciais do nosso planeta.
A missão
O satélite, do tamanho de um carro modelo SUV médio, escaneará mais de 90% da superfície do planeta pelo menos uma vez a cada 21 dias, enquanto coleta dados sobre os corpos de água salgada e doce da Terra.
O satélite medirá a altura da água em lagos, rios, reservatórios e nos oceanos. Isso ajudará os pesquisadores a rastrearem o movimento da água ao redor do globo e entender melhor o papel desses mananciais nas mudanças climáticas.
A decolagem
Os nove motores do foguete “SpaceX Falcon 9” terminaram a queima com o fim do primeiro estágio em poucos minutos. O segundo estágio transporta o satélite SWOT liderado pelos Estados Unidos e França.
O primeiro estágio do foguete tentará um pouso controlado na zona de pouso 4 da Base da Força Espacial Vandenberg.