Um incêndio de grandes proporções se aproximou de uma festa rave em Altinópolis, no interior de São Paulo, no último sábado (24), e fez com que cerca de 500 pessoas precisassem de atendimento médico devido à inalação da fumaça. Vídeos obtidos pelo Bora Brasil mostram as chamas se aproximando do local e assustando os participantes.
Em uma das imagens, um grupo que teve que deixar o festival de música às pressas aparece na estrada fugindo do fogo.
- “Tá pegando fogo aqui e a gente tá tendo que sair correndo, correndo!”
- “Teve que deixar barraca, teve que deixar tudo pra conseguir sair.”
- “Tá ruim de respirar, tá ardendo o olho. Olha isso, não dá pra ver nada.”
Altinópolis fica a cerca de 50 km de Ribeirão Preto. A região foi uma das mais afetadas pelos incêndios que atingem o estado desde a semana passada – o pior cenário dos últimos 26 anos.
Além do risco provocado pelo fogo, a área foi tomada por fumaça. O sol ficou alaranjado e todas as atividades esportivas foram suspensas, inclusive a partida da série B do Campeonato Brasileiro entre Botafogo e Guarani que aconteceria no domingo.
Para lidar com a situação de emergência, o governo de São Paulo montou um gabinete de crise e um posto avançado em Ribeirão Preto para coordenar as ações de combate às chamas.
Ao mesmo tempo, as autoridades estão investigando se alguns incêndios foram iniciados de forma criminosa. Até o momento, dois homens foram presos, um em São José do Rio Preto e outro em Batatais.
"É uma coisa que nós não vamos tolerar, as forças de segurança estão bem mobilizadas para impedir esse tipo de ação”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
Para ajudar no combate às chamas, foram enviadas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A chuva no fim de semana também ajudou na melhora da situação.