Um incêndio no Parque do Carmo que começou na madrugada desta quinta-feira (24) consumiu mais de 15 mil metros quadrados de área verde, o que equivale a 1,5 campo de futebol.
Além das chamas, bastante fumaça preencheu o ar do local, que fica na Zona Leste da capital paulista. Confira no vídeo abaixo.
O fogo foi provocado por uma queda de balão, de acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo. Seis viaturas da corporação, além do helicóptero Águia-12 da Polícia Militar, atuaram na ocorrência.
A aeronave foi utilizada para fazer mais de uma dezena de lançamentos de água. Não há vítimas confirmadas até o momento, segundo os bombeiros.
A mata muito seca e o calor provocam maior propagação do fogo. Na quarta-feira (23), São Paulo registrou a segunda maior temperatura do ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com máxima de 32,3°C. A umidade do ar chegou a 25% em diferentes pontos da capital.
A Defesa Civil orienta que a população não jogue bituca de cigarro, não solte balões, não queime lixo, e não faça fogueira em área de vegetação.
Parque do Carmo é famoso pelas cerejeiras
O bosque do Parque do Carmo tem cerca de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, lagos naturais e diversas espécies de animais. Desde 1978, o local recebe a Festa das Cerejeiras, que comemora a florada da árvore símbolo do Japão.
A última edição do evento, que se estendeu por dois finais de semana, começou no dia 4 de agosto. Mesmo fora do festival, o público pode visitar o bosque em que ficam as árvores rosadas, diariamente, das 5h20 às 20h.