Os moradores do bairro Três Pinheiros, em Gramado, na serra gaúcha, tiveram de ser evacuados por conta de rachaduras que ameaçam a região.
As rachaduras chegam a ter 150 metros de extensão e assustam quem mora no local. A região é uma área residencial. Crateras se abriram no alto da encosta onde fica o bairro. Com isso, o asfalto cedeu, e os moradores deram de cara com as ruas tomadas por rachaduras.
O Rio Grande do Sul vem sofrendo nos últimos dias com fortes chuvas, o que pode ser um fator que contribuiu para o aparecimento desse problema. Técnicos da prefeitura estão investigando as causas das rachaduras. A fundação de proteção ambiental do estado esteve na cidade e recomendou um estudo mais detalhado
Segundo informações da prefeitura de Gramado, cerca de 150 famílias deixaram suas residências. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o tamanho das fendas. As imagens são impressionantes.
O problema acontece em época de grande movimento de turistas em Gramado, que promove o famoso Natal Luz. A chuva não causa transtornos nas áreas da cidade que concentram a maioria dos hotéis e atrações, mas é motivo de preocupação para moradores da região afetada.
O prefeito Nestor Tissot declarou situação de emergência no município.