
A vice-cônsul colombiana Claudia Ortiz Vaca, que estava internada desde o dia 14 de março após ser baleada durante uma tentativa de assalto em São Paulo, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (25). A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.
Em comunicado, o órgão informou que Claudia Ortiz Vaca continuará “seu processo de recuperação em casa, junto à família e sob rigorosa observação médica”.
“Expressamos nossa gratidão pelas mensagens de solidariedade recebidas, bem como nosso reconhecimento ao trabalho da equipe médica que orientou e apoiou seu tratamento. O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia expressa sua solidariedade à vice-cônsul e reitera sua condenação aos atos de violência que afetaram sua vida”, escreveu a pasta.
O Ministério das Relações Exteriores também declarou que, em nota endereçada ao Itamaraty, solicitou intervenção para conhecer o andamento das investigações em andamento sobre a tentativa de assalto.
Suspeitos de envolvimento no crime são presos
A polícia de São Paulo apreendeu, nesta segunda-feira (23), dois adolescentes suspeitos de envolvimento na tentativa de assalto que terminou com a vice-cônsul baleada.
A Secretaria da Segurança Pública disse que a dupla estava envolvida com o assalto, mas não confirmou se eles estavam na cena do crime ou deram suporte remotamente.
Quem é a vice-cônsul da Colômbia
Claudia Katherine Ortiz Vaca foi designada para o cargo de vice-cônsul em São Paulo em janeiro de 2024 pelo ministro das Relações Exteriores colombiano, Álvaro Leyva Durán.
Em setembro do ano passado, ela participou de evento na Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e reforçou a importância de estreitar parcerias entre instituições de ensino e a representação diplomática no Brasil. Em entrevista para a universidade, ela destacou o fato de o Brasil ser o segundo parceiro econômico da Colômbia e o de haver cerca de 100 mil colombianos no nosso país.
Além disso, destacou que Brasil e Colômbia são países "alinhados pelos objetivos comuns" da defesa do meio ambiente e da Floresta Amazônica. "A Colômbia está constantemente à procura de parceiros que queiram contribuir para o trabalho de conservação da floresta, que é o futuro das nossas sociedades e das próximas gerações", disse.
Relembre o crime
Os criminosos estacionaram o veículo onde estavam em uma rua próxima, foram até a avenida e abordaram os ocupantes de um táxi para realizar o roubo, quando um policial, que presenciou o crime, saiu de outro veículo e reagiu. Eles fugiram do local.
Neste momento, a vice-cônsul estava caminhando na região e foi baleada. Claudia Ortiz Vaca foi socorrida e encaminhada para um hospital, onde passou por cirurgia.
A mulher que estava no táxi sofreu um corte na mão devido aos estilhaços de vidro, também foi encaminhada para um hospital.
Em patrulhamento na região, os policiais conseguiram prender um dos envolvidos no crime, mas, na ocasião, outros dois criminosos conseguiram fugir.
*Com informações do Estadão Conteúdo