A ViaMobilidade registrou um boletim de ocorrência nesta quarta-feira (4) e pediu para a polícia apurar a suspeita de vandalismo na Linha 9-Esmeralda na terça (3). A falha que começou no fim da tarde de ontem ocorreu após o rompimento de cabos na altura da estação Vila Olímpia.
A falha persiste na manhã desta quarta-feira (4), com os trens circulando por via única e velocidade reduzida. O sistema Paese foi acionado para atender os usuários entre Pinheiros e Morumbi.
Segundo a concessionária da Linha 9-Esmeralda, equipes de manutenção encontraram pedras e um tubo metálico no chão próximo ao trecho onde houve o rompimento dos cabos. Além disso, cinco gradis entre a pista da Marginal do Pinheiros e os trilhos estavam abertos.
A linha de transmissão da Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, pegou fogo na tarde desta terça-feira (3), em São Paulo. Devido a isso, a circulação de trens entre as estações Morumbi e Osasco foi paralisada, informou a concessionária.
Em nota, a promotoria de Justiça de São Paulo afirmou que irá pedir informações para a ViaMobilidade e ao estado de São Paulo para saber se houve falha da concessionária ou sabotagem. Além disso, a promotoria irá enviar ofício ao delegado responsável pelo caso, Pablo Baccin.