Uruguai enfrenta grave crise hídrica

Parte dos moradores da capital Montevidéu está sendo obrigada a beber água imprópria para consumo

Da redação

Represa no Uruguai está em níveis críticos
Reuters

Com níveis de chuva muito abaixo do normal, os reservatórios de água doce do Uruguai estão secando, provocando uma seca histórica no país. Parte dos moradores da capital Montevidéu está sendo obrigada a beber água imprópria para consumo, tirada do Rio da Prata. 

Isso porque a principal represa do país, Paso Severino, atingiu o menor nível em 70 anos. Nos supermercados, as prateleiras com garrafas de água mineral estão cada dia mais vazias.

Já represa Canelón Grande, localizada a 61 quilômetros de Montevidéu, no departamento de Canelones, secou a ponto de aparecerem rachaduras na terra antes coberta de água. 

O reservatório foi pensado originalmente para a irrigação, e também era usado para abastecer uma das principais infraestruturas de distribuição de água potável do país, conhecida como Águas Corrientes, que atende à capital, Montevidéu, e à sua região metropolitana.

A população tem feito protestos contra a atuação do Governo, que não teria tomado medidas preventivas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.