Os países membros da União Europeia (UE) aprovaram um pacote de ajuda ao governo de Kiev, nesta quarta-feira (13). Serão 5 bilhões de euros destinados ao fornecimento de armas ao país. A Ucrânia enfrenta um momento de dificuldade por não conseguir reconquistar territórios e por perder algumas cidades.
Vladimir Putin deu uma declaração na última terça-feira (12) de que estaria disposto a usar armas nucleares, mas também se dispõe a conversar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Segundo Putin, a conversa só aconteceria se o país ucraniano assumisse que perdeu parte do território, enquanto para Zelensky, a negociação ocorreria apenas depois que as tropas russas saíssem da Ucrânia.
Em mais de dois anos de guerra, a UE enviou 85 bilhões de euros à Ucrânia, e os Estados Unidos cerca de 65 bilhões de euros. Os EUA ainda estão negociando um pacote de 60 bilhões de dólares.
Cada vez mais os eleitores europeus e americanos estão apresentando resistência em relação à ajuda econômica à Ucrânia. Os cidadãos alegam não estar vendo resultados diretos no governo de Kiev.