O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indiciado pela Justiça pelos ataques ao Capitólio em janeiro de 2021. Essa é a primeira acusação formal contra o republicano no inquérito que apura a invasão à sede do Congresso americano.
Foram apresentadas contra Donald Trump três acusações de conspiração e uma de obstrução da Justiça. O promotor federal indiciou o ex-presidente por tentar fraudar os Estados Unidos para se manter no poder.
Além disso, o republicano também foi indiciado por conspirar para obstruir um procedimento oficial - no caso, a sessão do Congresso do dia 6 de janeiro, que iria confirmar a vitória de Joe Biden nas urnas.
Se o crime de conspiração for confirmado antes do período eleitoral, o processo pode tornar Trump inelegível. Sendo assim, ele não poderia voltar a disputar a Casa Branca no ano que vem.
Donald Trump, que enfrenta outros processos na justiça, diz que já esperava o indiciamento, garante ser inocente e afirma que se trata de uma armação política contra ele.