Pelo segundo dia consecutivo, a cidade de São Paulo registrou quedas de árvores, alagamentos e ventos fortes. Segundo a Defesa Civil do estado, o acumulado de chuva que atingiu a capital paulista nesta terça-feira (9) foi de 60 milímetros (mm).
Com o temporal, o Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte, registrou rajadas de vento de mais de 96 km/h, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da prefeitura.
O motorista de aplicativo João José da Silva morreu eletrocutado após ser atingido por um fio energizado em frente ao Hospital do Servidor em Moema, Zona Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fio caiu em cima do veículo onde estavam ele e uma passageira. Eles estariam tentando descer do veículo no momento da ocorrência.
Silva teria descido primeiro e, quando abriu a porta, foi atingido pelo fio e morreu no local. A mulher continuou no veículo e foi socorrida consciente no Pronto Socorro do Servidor Público.
Em nota, a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na capital, lamentou o acidente envolvendo a rede elétrica, informou que está apurando as circunstâncias do ocorrido e declarou que procura contato com a família da vítima para oferecer apoio.
Segundo a Defesa Civil, cerca de 200 chamados para queda de árvores e um para desabamento/desmoronamento, sem vítimas, foram registrados em decorrência das fortes chuvas.
SP terá mais dias de chuva
Para esta quarta-feira (10), o dia será marcado pela presença do Sol predominando em todo o estado de São Paulo. No período da tarde, a soma do calor com a umidade proveniente do oceano e da Amazônia formam pancadas de chuva em todas as áreas monitoradas, seguidas por rajadas de vento, descargas elétricas e até mesmo granizo em alguns pontos isolados.
Já entre quinta-feira (11) e sábado (13), a formação de um sistema meteorológico localizado na costa irá contribuir para a ocorrência de chuva mais generalizada e até mesmo persistente, principalmente na faixa leste. Diante deste cenário, haverá condições para acumulados expressivos.
Consequência das chuvas
Um homem de 58 anos foi atingido por uma árvore durante o temporal que atingiu a região de Jundiaí na segunda-feira (8). Ele era morador de Itupeva e chegava em casa no momento do acidente. Segundo a Defesa Civil do estado, ele foi atingido ao desembarcar do carro. A vítima foi socorrida, mas não resistiu.
Na capital paulista, uma estrutura metálica da marquise do Parque Ibirapuera caiu, atingindo quatro pessoas. A ambulância do parque socorreu duas vítimas, uma com contusão nos membros superiores e uma com suspeita de fratura na costela. As outras duas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Todas foram encaminhadas ao Hospital Israelita Albert Einstein.