Seca no rio Madeira interrompe produção de hidrelétrica em Rondônia

Os níveis de vazão do rio Madeira estão 50% abaixo da média histórica

Da Redação

Seca no rio afeta hidrelétrica
Reprodução/Bora Brasil

A seca que atinge a região Norte do país e afeta do Rio Madeira provocou a suspensão temporária da quarta maior usina hidrelétrica do Brasil, a de Santo Antônio, em Rondônia. A informação foi confirmada pela concessionária que administra a usina.

Segundo a empresa que administra a usina, os níveis de vazão do rio Madeira na hidrelétrica estão 50% abaixo da média histórica. A Defesa Civil de Porto Velho, capital do estado, decretou estado de alerta devido o nível baixo do rio.

Uma reunião da sala de crise, que envolvem órgãos municipais e estaduais, discutiu a seca que atinge a região. Segundo um especialista ouvido pela Band, chuvas mais fortes só devem atingir o estado a partir do mês de dezembro, ou seja, a seca pode perdurar até 2024.

Atualmente, o nível do rio Madeira está em 1,43 metros, segundo a Defesa Civil. Porém, caso o nível chegue a 1,22 metros, o órgão deve emitir um novo alerta.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.