Sabores do mundo: gastronomia nórdica ganha espaço em SP

Culinária “viking”, que é reconhecida mundialmente, aos poucos ganha fãs pelo país

Por Sandro Barboza

Sabores do mundo: gastronomia nórdica ganha espaço em SP
Sabores do mundo: gastronomia nórdica ganha espaço em SP
Reprodução

São Paulo oferece um mundo de possibilidades quando falamos em gastronomia. Na cidade, é possível comer o que há de melhor na cozinha francesa, italiana, japonesa, entre outros. O Bora Brasil foi conferir o tipo de culinária que é reconhecida mundialmente, e que aos poucos ganha fãs pelo país, que é a culinária nórdica. 

O grupo está reunido em volta da mesa para experimentar a comida da cozinha internacional, a viking, como é mais conhecida, mas será que é bom? 

Embora pouco conhecida no Brasil, a gastronomia nórdica é extremamente respeitada em todo o mundo, sendo uma das mais premiadas, justamente por um detalhe: a escolha dos ingredientes. 

Denise Gherschman viveu dez anos na Noruega. Ela explica que graças aos invernos rigorosos, os povos nórdicos aprenderam a conservar e a dar valor a cada safra de produtos frescos. Por isso, faz questão de comprar pessoalmente tudo o que prepara, para oferecer pratos especiais. 

“É uma gastronomia muito única, muito autêntica e uma das mais reconhecidas e premiadas do mundo, não só na atualidade, mas já há algumas décadas”, declarou a chef Denise Gherschman. 

No cardápio, ela serviu pães nórdicos, compota de cenoura do sol da meia noite, pato curado e defumado, com crocante de cerveja. No prato principal, um risoto de cevada, com salmão defumado e cenoura com mel fermentado, finalizando com uma espécie de rabanada. 

“Aqui a gente trabalha cada um dos ingredientes com muita técnica, com muito amor e com muito cuidado”, reforçou a chef. 

Mais notícias

Carregar mais