Rússia quer derrubar governo da Ucrânia, acreditam EUA

Reunião da Otan será realizada nesta sexta-feira (25) para tratar da invasão russa

Eduardo Barão

O governo americano acredita que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, seja o alvo número 1 das tropas russas. A França estaria oferecendo auxílio para saída de Zelensky da Ucrânia

Uma reunião da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), será realizada nesta sexta-feira (25) para tratar da invasão. O encontro terá a participação do presidente americano, Joe Biden.

Biden afirmou nesta quinta-feira (24), em pronunciamento , que os Estados Unidos não entrarão em confronto armado com a Rússia em território ucraniano. No entanto, anunciou a ampliação das sanções ao mercado financeiro russo e que irá reforçar a presença americana em países do Leste Europeu que integram a Otan.

“Vou reafirmar: nossas forças não entrarão em conflito com a Rússia na Ucrânia. As nossas tropas vão para a Europa para proteger o território da Otan. Estamos unidos e determinados. Não há dúvida de que os EUA estarão lá para cumprir os compromissos. O ataque em um (da Otan) é o ataque em todos. Estamos colocando tropas no Leste Europeu. Nossos aliados também aumentam seus esforços para que tenhamos uma ação conjunta”, disse.  

Mais notícias

Carregar mais