Roteiristas e estúdios fecham acordo e encerram greve em Hollywood

Apesar do acordo dos estúdios com os roteiristas, o sindicato dos atores permanece em greve

Da Redação

Roteiristas e estúdios fecham acordo e encerram greve em Hollywood
Roteiristas e estúdios fecham acordo e encerram greve em Hollywood
REUTERS/Mario Anzuoni/File Photo

A greve dos roteiristas de Hollywood, nos Estados Unidos, chegará ao fim, de forma oficial, nesta quarta-feira (27), a partir das 12h01 do horário local. O anúncio foi feito pelo sindicato da categoria, Writers Guild of America West (WGA), na noite desta terça-feira (26) depois da votação que aprovou por unanimidade o acordo com os representantes dos  estúdios. 

O sindicato firmou um acordo com os estúdios de Hollywood no domingo (24). Em e-mail aos membros do sindicato, o WGA afirmou que “o acordo é excepcional”. "Com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação", afirma a nota. 

"Isso permite que os redatores retornem ao trabalho durante o processo de ratificação, mas não afeta o direito dos membros de tomar uma decisão final sobre a aprovação do contrato", afirmou o comitê de negociação do sindicato. 

O acordo provisório do sindicato com os estúdios recomenda que cerca de 11 mil aceitem o acordo. A votação geral será realizada entre os dias 2 e 9 de outubro. Segundo o portal “Variety”, oWGA realizará reuniões ao longo desta semana, pessoalmente e via zoom, para discutir os detalhes do contrato. 

A greve dos roteiristas foi iniciada em maio deste ano, sendo a segunda maior da história da entidade. Em apoio ao movimento, 160 mil atores também aderiram à greve em julho, paralisação dupla que não se via desde 1960 em Hollywood. 

Após o anúncio do último domingo, o SAG (sigla em inglês do sindicato dos atores) parabenizou o acordo, mas pontuou que segue em greve até que as próprias negociações com Hollywood sejam satisfatórias. “Enquanto ficamos ansiosos para conferir o acordo provisório do WGA e da AMPTP, continuamos comprometidos em atingir os termos necessários para nossos membros”, escreveu o SAG em comunicado. 

Mais notícias

Carregar mais