Bora Brasil

Rodrigo Pacheco diz que vai retirar grades do Congresso: 'É a casa do povo'

Declaração do presidente do Congresso Nacional foi feita durante o evento 'Democracia Inabalada', ato que marcou um ano dos ataques de 8 de janeiro

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou durante o evento “Democracia Inabalada", nesta segunda-feira (8), a retirada das grades de proteção que cercam o prédio do Congresso. As barreiras, que eram usadas apenas em datas específicas, estavam instaladas em caráter permanente desde os ataques de 8 de janeiro de 2023.

“Há um ano nós temos essas grades que cercam o Congresso Nacional, impostas pelas circunstâncias do que vivemos no triste 8 de janeiro. Um ano após essa tragédia democrática, é chegada a hora de retirar essas grades e abrir o Congresso para o povo brasileiro”, disse Pacheco durante o evento. 

A retirada das grades do Congresso, que deve acontecer ao longo da semana, será o símbolo de que a segurança no local foi restabelecida e “para que todos tenham a compreensão de que esta é a Casa deles (do povo), é a Casa de representantes eleitos, onde as decisões para o rumo do Brasil devem ser tomada”. 

Para Pacheco, é hora de as instituições brasileiras darem “demonstrações de união”. Ele afirmou que o ato que marcou um ano do 8 de janeiro representa a “reafirmação da opção democrática” do país. Ao mesmo tempo, defendeu que esse objetivo só será alcançado se as autoridades nacionais dedicarem seus esforços ao bem-estar da população.

*Com informações da Agência Senado 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.