Um dos alvos da operação Cash Courier, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (20), foi preso em flagrante por tentativa de homicídio após atirar contra os agentes em um condomínio residencial no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ninguém se feriu.
A operação mira um grupo criminoso responsável pelo envio de cerca de dois mil fuzis de Miami, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro. O destino das armas eram comunidades controladas pelo Comando Vermelho.
A reportagem da Band apurou que um dos alvos é um policial federal aposentado, que seria o chefe da quadrilha e que organizava o esquema de envio das armas dos Estados Unidos para o Rio de Janeiro.
Os agentes cumprem 14 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e empresariais ligados aos integrantes da facção na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes.
Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro e bloqueio de bens e ativos no valor total de R$ 50 milhões.
A ação é desdobramento da Operação Senhor das Armas, deflagrada em 2017, na qual foram apreendidos 60 fuzis no Aeroporto do Galeão. Após investigações, a PF identificou um grupo criminoso responsável pelo envio de cerca de 2 mil fuzis de Miami para o Rio. O armamento era distribuído a uma facção criminosa com atuação em comunidades do estado do Rio de Janeiro.
“A investigação identificou o verdadeiro líder da referida organização criminosa, que se utilizava de pessoas físicas e jurídicas para aquisição de imóveis e bens voltados para a lavagem do dinheiro obtido por meio do tráfico internacional de armas”, informou a Polícia Federal.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de armas, organização criminosa, lavagem de capital, evasão de divisas, corrupção ativa e corrupção passiva.
A operação da Polícia Federal conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), da Polícia Civil e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).