Rio de Janeiro reduz período mínimo de isolamento em casos de Covid-19

A decisão ressalta que o intervalo de sete dias só é finalizado quando o paciente estiver assintomático

Por Lucas JozinoClara NeryPriscila Xavier

A cidade do Rio de Janeiro reduziu de 14 para sete dias o afastamento domiciliar para infectados pela Covid-19, mas somente para as pessoas que foram vacinadas. 

A resolução, publicada nesta quarta-feira (05) pela Secretaria Municipal de Saúde, afirma que pacientes assintomáticos podem receber orientação médica para afastamento de até cinco dias, desde que se comprometam ao uso contínuo de máscara pelo período de sete dias.

Além disso, a nota destaca que o isolamento domiciliar só será finalizado se o paciente estiver assintomático. No caso de persistência dos sintomas, a secretaria recomenda a realização de um novo teste de Covid-19.

Aumento nos casos

Só nos primeiros dias de 2022, houve um aumento de 386% nos casos em comparação a última semana do ano passado no estado do Rio de Janeiro. Na capital fluminense, o aumento foi de 38% nos quatro primeiros dias de 2022 em relação aos quatro últimos do ano passado.

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo envia nesta quinta-feira (06) ao Ministério da Saúde um ofício solicitando a redução da quarentena para quem está com Covid-19 na capital paulista. Atualmente, o tempo recomendado de isolamento é de 10 a 14 dias. Com a redução sugerida pela gestão do prefeito Ricardo Nunes, passaria a ser de 5 dias. 

De acordo com apuração da TV Bandeirantes, a prefeitura justifica o pedido alegando que existem índices que comprovam que a carga viral de uma população totalmente vacinada com as duas doses é consideravelmente menor. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.