O rei Charles III deixou Londres, nesta segunda-feira (12), e chegou à Escócia, onde participa da cerimônia fúnebre em homenagem à rainha Elizabet II, última monarca do Reino Unido.
No último domingo, o corpo de Elizabeth II deixou o palácio de Balmoral, onde ela morreu, em cortejo rumo ao Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, capital escocesa. Na estrada, onde as calçadas estavam decoradas com flores e homenagens de populares, o caixão percorreu 280 km.
Depois das cerimônias na Escócia, o corpo da rainha seguirá para Londres, onde deverá ter cerimônias nos palácios de Buckingham e Westminster, respectivamente, nas próximas terça (13) e quarta-feira (14).
O público poderá se despedir da rainha no Palácio de Westminster entre quarta e segunda-feira (19), cujo salão ficará aberto por 24 horas. O tempo de espera na fila deve ser entre 10 e 12 horas.
1º discurso no Parlamento
Mais cedo, Charles III foi ao Parlamento britânico, em Londres, para a primeira visita como o novo Rei da Inglaterra.
O monarca recebeu as condolências pela morte de Elizabeth II. Ao discursar, exaltou o Parlamento como instrumento vivo da democracia.
A morte da rainha
A morte da rainha Elizabeth II foi anunciada na última quinta-feira (9) pelo Palácio de Buckingham. A causa do óbito ainda não foi informada, mas a imprensa britânica já alertava sobre problemas de saúde da monarca.
A princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, data em que pai, o rei George VI, faleceu. Imediatamente, ela virou a rainha Elizabeth II e assumiu todas as responsabilidades do título.
A coroação de Elizabeth II aconteceu no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster. Ela fez o reinado mais longo da monarquia britânica. A líder da família real esteve no comando da Coroa por 70 anos.