Refugiados afegãos ocupam saguão do Aeroporto de Guarulhos

Homens, mulheres e crianças que fugiram do regime totalitário do Talibã tentam uma nova vida em terras brasileiras

Da redação

Refugiados do Afeganistão ocupam o saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, conforme mostrou a reportagem do Bora Brasil na manhã desta quarta-feira (14). Homens, mulheres e crianças que fugiram do regime totalitário do Talibã tentam uma nova vida em terras brasileiras.

Um funcionário do Posto Humanizado de Imigrantes contou à reportagem da Band contou que, conforme última atualização de terça-feira (13), 51 pessoas estão em um dos saguões do aeroporto. Como eles não têm um destino correto para irem, acabam usando o espaço como abrigo.

Uma ativista que acompanha a situação dos imigrantes pontuou que, durante a madrugada, conseguiu encaminhar seis homens para uma mesquita. Atualmente, não há vagas em abrigos para receber os refugiados.

Por meio do Ministério da Cidadania, o governo federal informou que abriu uma portaria para fornecer recursos emergenciais para Guarulhos para assistir as famílias. 

Os refugiados afegãos fogem do regime implantado pelo Talibã desde agosto de 2021, quando tropas americanas deixaram o país depois de 20 anos. O governo atual se baseia no fundamentalismo islâmico, cujas normas sociais se baseiam na religião. Mulheres, sobretudo, perderam direitos e são as que mais sofrem com as sanções.

Mais notícias

Carregar mais