Nova Délhi, capital da Índia, recebeu o título de capital mais poluída do mundo. Essa é a quarta vez seguida que isso acontece.
O ranking, que é feito pela empresa IQAir, da Suíça, mede a qualidade do ar. A cidade tem 10 milhões de carros que são os principais responsáveis pela poluição.
Em 2019, o país já estava classificado na faixa de “insalubre” no índice de Qualidade do Ar dos Estados Unidos da América (EUA). Para uma cidade estar classificada nessa categoria, em média, durante o ano inteiro, é uma indicação de que existem riscos significativos para a saúde da população.
A alta densidade populacional é um dos agravantes que explica o motivo dos níveis de poluição serem tão elevados. Segundo a IQAir, a estimativa era de 30,2 milhões de pessoas que viviam em uma área relativamente pequena de 1.484 km², na capital, em 2020.
Segundo especialistas, uma forma de melhorar a poluição é reduzir as emissões globais dos setores de transporte e industrial. Na Índia, foi lançado o Programa Nacional de Ar Limpo, que visa reduzir a poluição, em no mínimo 20% em 102 das cidades mais poluídas até 2024.