O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que apoia o nome da vice Kamala Harris como candidata do partido Democrata à presidência após anunciar a desistência a corrida presidencial. Em nota, ela declarou que fará de tudo para unir a legenda e derrotar Donald Trump.
"No último ano, viajei pelo país, conversando com os americanos sobre a escolha clara nesta eleição significativa. E é isso que continuarei a fazer nos próximos dias e semanas. Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir nossa nação – para derrotar Donald Trump e sua agenda extrema", disse.
Porém, mesmo com o apoio de Biden, a oficialização do nome de Kamala Harris ainda vai depender dos delegados democratas que vão se reunir na convenção do partido, marcada para agosto.
Quem é Kamala Harris
Kamala Harris tem 59 anos, é a primeira mulher e também a primeira pessoa de ascendência negra da história a ser vice-presidente dos Estados Unidos. Advogada, ela construiu sua carreira como procuradora da Califórnia e foi eleita senadora em 2017.
Ela chegou a se apresentar como pré-candidata à Casa Branca nas eleições de 2020, mas não teve muito apoio e desistiu por falta de financiamento.
Ao ser escolhida como vice na chapa de Joe Biden, Kamala foi figura decisiva na campanha do democrata por atrair minorias, por ser mulher e filha de imigrantes.
Na corrida eleitoral atual, ela surgiu como figura central no partido Democrata, depois do desempenho desastroso de Biden no primeiro debate presidencial contra o republicano Donald Trump.
A democrata tem apoio de 30% do partido para ser o nome substituto de Biden na corrida eleitoral. Mas sua popularidade entre os eleitores ainda é baixa, similar a de Biden.
Em pronunciamento, ela declarou que vai conquistar a indicação dos colegas democratas. O partido tem até a convenção da legenda, que começa em 19 de agosto, para oficializar um nome.