“Progredir na vacinação permitiu retirar a máscara”, diz Gorinchteyn

O secretário estadual da Saúde de São Paulo foi entrevistado nesta sexta-feira (18) no Bora Brasil

Da Redação, com Bora Brasil

O secretário estadual da Saúde de São Paulo foi entrevistado nesta sexta-feira (18) no Bora Brasil e falou sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no estado. “Controlar a pandemia e progredir na vacinação permitiram que nesse momento nós pudéssemos retirar a máscara também nos ambientes fechados, guardando as restrições para transportes públicos e hospitais”, explicou. 

Gorinchteyn explicou que os números favoráveis foram decisivos para a decisão do governo. “Nós atingimos 90% da nossa população alvo, nossa população elegível acima de cinco anos com duas doses da vacina. Isso deu a garantia de que nós estávamos protegendo essa população. Associado a isso o estado de SP tem 75% com a dose de reforço (3ª dose) e também na faixa etária de 5 a 11 anos tem 73% de proteção com uma dose”.

O secretário ainda falou que caso haja alguma piora no cenário a medida pode ser revista. “Nós olhamos todos os dados da Saúde de forma milimétrica e diária. Geralmente os dados são muito mais robustos semanalmente frente alguma ação. Estamos avaliando as informações para que, eventualmente, se precisarmos retroagir nós faremos. Nesse momento estamos muito seguros que esse é o caminho correto, mas se tivermos qualquer mudança no cenário nós diremos sem problemas. Esse é um acordo que temos com a população”.

Vídeo: máscaras ainda devem ser usadas em táxi e carros de app

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (17) o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras em locais fechados no Brasil Urgente, ele contou que a decisão foi tomada após reunião do Comitê de Saúde, com base na queda de internações e ocupações de leitos de UTI por Covid-19 e no avanço da vacinação de adultos e crianças. 

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial. O texto determina, no entanto, que o uso da máscara segue obrigatório em alguns espaços públicos e privados. Aqui você confere todas as regras.

Mais notícias

Carregar mais