
A prefeitura de São Paulo inaugurou o primeiro Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) como uma das diversas atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2).
O espaço, localizado no bairro Santana, na Zona Norte da capital, visa oferecer um ambiente de convivência para pessoas com autismo, seus familiares e a comunidade, estimulando a autonomia, participação, inclusão e acolhimento.
“A gente inaugura o primeiro Centro TEA, que tem espaço de 5,8 mil metros quadrados. Vamos ter atendimento para pessoas com o espectro autista. Atender as crianças, idosos, toda faixa etária a partir de seis anos e também de seus familiares”, declarou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao Bora Brasil.
“Tem um pouco de tabu de falar sobre um tema tão fundamental, que é uma família que tem uma criança com autismo, que a mãe tem uma atividade maior e tem um cuidado maior, e quem cuida dessa mãe e dessa vovó? Então, nesse espaço vamos cuidar das pessoas com autismo, mas também de seus familiares”, completou o prefeito.
O centro é pautado nos eixos de Cultura, Esporte, Trabalho e Empreendedorismo, Cursos de Formação, Bem-estar e Autonomia Social. Segundo Ricardo Nunes, o espaço vai oferecer curso de empreendedorismo, sala de descompressão, tem piscina, assistência social, psicólogos, médicos, entre outros.
O espaço vai oferecer cerca de mil por dia. O atendimento será personalizado para cada pessoa. Ao Bora Brasil, o prefeito Ricardo Nunes afirmou que São Paulo terá um centro em cada zona da capital.
A gestão do centro ficará sob responsabilidade do Instituto Lar Mãe do Divino Amor, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) vencedora do Edital de Chamamento Público divulgado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência no ano passado.
Serviço
- Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo ‘’Dra. Marina Magro Beringhs Martinez’’;
- Endereço: Avenida Santos Dumont, nº1.318 - Santana
Agendamento
Para agendar a triagem, é necessário fornecer as informações pessoais da pessoa que receberá o atendimento, como nome, data de nascimento e endereço com CEP. Além disso, é necessário anexar os documentos requisitados, que incluem o laudo médico e o comprovante de endereço.
Por fim, selecionar o dia e horário de desejados para comparecer ao local. Os passos anteriores deverão ser realizados por meio do site: prefeitura.sp.gov.br/centrotea
A solicitação será analisada pela equipe do Centro TEA para verificar se a pessoa se enquadra nos critérios de atendimento. Em até sete dias úteis, o munícipe receberá uma confirmação do agendamento, com a data e o horário, por WhatsApp, telefone ou e-mail.
No dia do atendimento, será realizada a triagem com a Equipe Multidisciplinar (EM), que inclui uma entrevista com o familiar principal e a pessoa com autismo para elaborar o Plano Individual de Atendimento (PIA), traçando um perfil completo e mapeando as demandas específicas para garantir um atendimento direcionado e personalizado.