Pratos russos sofrem boicote em restaurantes de SP

Um dos restaurantes mais conhecidos de São Paulo chegou a tirar o estrogonofe do cardápio, mas voltou atrás

Por Adriel Trevizolli

Após a invasão de tropas russas à Ucrânia, os pratos de origem do país no Leste Europeu começaram a sofrer boicote nos restaurantes. Um dos estabelecimentos mais conhecidos de São Paulo chegou a tirar o estrogonofe do cardápio por causa da origem do prato, mas depois voltou atrás.

“Pouco antes da guerra a gente já tinha tirado o prato, mas foi muito perto e aí deu toda essa polêmica que as pessoas estavam tirando dos restaurantes em forma de protesto e para acompanhar isso tudo a gente também retirou o Moscow Mule”, afirmou o chefe de cozinha Melchior Neto. 

A decisão de retirar comidas de origem russa dos restaurantes gerou polêmica. Algumas pessoas entenderam o simbolismo do protesto, já outras encararam como algo desnecessário. 

O restaurante Dona Onça da premiada chef, Janaína Rueda, foi o primeiro a aderir ao boicote, mas por causa das reclamações dos clientes decidiu voltar atrás e o tradicional prato de origem russa retornou ao cardápio.

“Esses pratos foram abrasileirados e caíram no gosto do brasileiro, porque são brasileiros, por mais que tenha origem estrangeira. Cultura é algo que se aprende, se transmite, mas também se adapta”, explica o professor de relações internacionais, Vladimir Feijó. Ele afirma que o boicote tem pouco resultado prático e pode até ter um efeito contrário. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.