Diretores do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) são alvos na manhã desta sexta-feira (12) de uma operação da Polícia Civil.
Segundo a polícia, o objetivo é reprimir uma organização criminosa instalada no sindicato para praticar várias condutas criminosas, como ameaça, extorsão, apropriação indébita, lavagem de dinheiro e ocultação de bens e capitais.
O presidente licenciado do sindicato, o deputado federal cassado Valdevan Noventa (PL-SE) é um dos alvos da operação. Ele teve seu mandato como parlamentar foi cassado pela Justiça Eleitoral de Sergipe em maio de 2020.
A operação reúne 52 delegados de polícia e policiais civis pertencentes à 1ª Delegacia Seccional e 20 viaturas da Polícia Civil. Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Taboão da Serra, assim como em um Haras na cidade de Arauá (Estado de Sergipe).
Veja a nota do Sindimotoristas
"A assessoria de imprensa do Sindmotoristas esclarece que a entidade respeita e se coloca à disposição das autoridades para quaisquer atos que se fizerem necessários ao inquérito policial. Informa ainda que sua diretoria foi surpreendida com a notícia da operação e que seu departamento jurídico está acompanhando o caso.
De modo preliminar, a entidade esclarece que tratam-se de apontamentos de eventuais indícios de um inquérito ainda em curso, o qual nem mesmo os investigados e seus advogados tiveram acesso. Portanto, tais respostas serão oportunamente apresentadas aos autos e aos veículos de comunicação.
Por fim, é importante destacar que o Sindmotoristas é um dos sindicatos mais atuantes e comprometidos com a classe trabalhadora do país. E no que tange a transparência, a entidade tem todas as suas contas aprovadas em assembleias e de modo unânime por toda a categoria, eventos que contam com ampla divulgação e cobertura da imprensa."