Milhares de armas brancas foram apreendidas durante uma operação da Polícia Militar na região central de São Paulo nesta segunda-feira (15). Entre os itens estão facas, facões, canivetes, estiletes e armas de fogo falsas (simulacros).
A operação aconteceu no centro histórico, incluindo a Sé e a região da cracolândia, e nos bairros Higienópolis e Pacaembu.
Nos últimos três meses, mais de 5,5 mil armas brancas foram apreendidas. A polícia agora investiga onde e como elas seriam utilizadas. A suspeita é que estejam envolvidas em roubos no centro expandido e também em saques de lojas por parte de dependentes químicos.
Limitação do trabalho da GCM
No último mês de junho, a Justiça de São Paulo determinou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) não poderá atuar como Polícia Militar (PM) em operações na região central da capital paulista. A medida atende a um pedido do Ministério Público (MP-SP).
A decisão reforça que a função da GCM deve se limitar à proteção de bens, serviços e instalações públicas municipais, excluindo ações ostensivas típicas da Polícia Militar, e visa “garantir que cada força de segurança atue dentro dos limites de suas atribuições, evitando abusos e conflitos de competência”.
A prefeitura afirmou que vai recorrer.