A torre de controle do aeroporto de Teresina registrou o momento em que o piloto do avião que caiu em uma rodovia da capital piauiense, neste domingo (8), informa “perda de hélice” da aeronave enquanto voava (ouça acima). No acidente, duas pessoas ficaram gravemente feridas.
O termo “perda de hélice”, utilizado pelo piloto, indica que houve uma pane no motor do avião e que a hélice parou de girar.
Piloto: Teve uma pane de hélice aqui e vai para pouso. Vai procurar algum campo para pouso. Perda de hélice em voo! Vai para pouso no setor Sierra. Vai procurar pousar na BR e vai para Barro Duro.
Torre: Controle Teresina ciente.
A aeronave, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pertence ao médico neurocirurgião Jacinto Lay, de 50 anos, que pilotava o avião no momento da queda. Não havia passageiros.
Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhado para um hospital da região. Uma mulher, identificada como Keiliane Pereira dos Santos, que estaria em uma motocicleta e teria sido atingida por parte do avião no momento da queda, também ficou ferida. Os dois estão em estado grave.
Essa é a segunda vez que o médico e piloto sofre queda com a aeronave. Em 2023, Jacinto Lay teve um problema parecido, mas conseguiu pousar sem danos maiores e sofreu um ferimento na perna.
Um agente do Seripa (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico), órgão do Cenipa, sediado no Recife, irá para Teresina realizar a perícia na aeronave e investigar as causas do acidente.