Estados de diversas regiões do país registraram um pico de luz na manhã desta terça-feira (15). Ouvintes da BandNews FM relatam falta de energia em todas as regiões do País. O problema aconteceu por volta das 08h40 da manhã.
Pelas redes sociais, diversos relatos sobre a falta de luz foram compartilhados. Em vários pontos do país o clima era tranquilo, sem chuva ou condições que justificassem a queda de energia.
Em São Paulo, a falta de energia afetou o funcionamento dos transportes. Na estação Vila Sônia do Metrô, as escadas rolantes foram desligadas e grandes filas se formaram nas catracas. A ViaMobilidade Confirmou que a falha no sistema foi por causa do sistema de energia elétrica.
Os pousos e decolagens ocorrem normalmente na manhã desta terça-feira nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e não foram afetadas pelo apagão.
Galeria de Fotos
Pico de luz deixa diversas regiões e cidades do Brasil sem energia 1/6
Em Salvador, as composições do Metrô ficaram paradas. Em Brasília algumas regiões ficaram sem energia. No Piauí, a Equatorial Distribuição Piauí informou que o motivo ainda está sendo apurado, mas que há registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país.
O Porto de Santos chegou a ser afetado, mas a energia foi reestabelecida e área de operações informou que não há intercorrências. O Porto segue operando normalmente.
O que dizem os órgãos oficiais?
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Neoenergia
A Neoenergia, empresa que atende a Capital Federal, informa que, na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Enel
Em nota a Enel informou que registrou, nesta manhã, interrupção de parte da sua carga nos Estados do Rio, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema.
Esse procedimento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.
Energisa
A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi necessário interromper o fornecimento de energia elétrica. O reestabelecimento do serviço nacionalmente está sendo feito à medida que o ONS libera.
Light
A Light informou que a energia elétrica foi totalmente reestabelecida nas áreas afetadas pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A ocorrência atingiu trechos de bairros das Zonas Norte e Oeste, no Rio de Janeiro, e pontos da Baixada Fluminense. A energia foi sendo normalizada gradativamente.