PF cumpre 53 mandados contra suspeitos de financiar atos do 8 de janeiro

Nova fase da operação Lesa Pátria mira socialite e ex-prefeito de Birigui, no interior de São Paulo. Mandados são cumpridos em sete estados. STF autorizou bloqueio de bens

Da Redação

Carro da Polícia Federal
Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (5) 53 mandados de busca e apreensão em mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que tem o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília. 

Entre os altos da Polícia Federal, estão: a socialite Marici Junqueira de Andrade Bernade; Wilson Carlos Rodrigues Borini, ex-prefeito de Birigui, no interior de São Paulo e o filho Rodrigo Augusto Albani Borini, deputado estadual suplente do Mato Grosso do Sul pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Segundo a Polícia Federal, os 53 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, estão sendo cumpridos em sete estados: São Paulo (12), Mato Grosso do Sul (2),  Paraná (6), Santa Catarina (3), Tocantins (2), Ceará (2) e Minas Gerais (26). 

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Segundo a Polícia Federal, os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar a R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Lesa Pátria já cumpriu 78 mandados de prisão, 277 de busca e apreensão, e outros 17 inquéritos foram instaurados pela Polícia Federal. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.