PF cumpre 53 mandados contra suspeitos de financiar atos do 8 de janeiro

Nova fase da operação Lesa Pátria mira socialite e ex-prefeito de Birigui, no interior de São Paulo. Mandados são cumpridos em sete estados. STF autorizou bloqueio de bens

Da Redação

PF cumpre 53 mandados contra suspeitos de financiar atos do 8 de janeiro
Carro da Polícia Federal
Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (5) 53 mandados de busca e apreensão em mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que tem o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília. 

Entre os altos da Polícia Federal, estão: a socialite Marici Junqueira de Andrade Bernade; Wilson Carlos Rodrigues Borini, ex-prefeito de Birigui, no interior de São Paulo e o filho Rodrigo Augusto Albani Borini, deputado estadual suplente do Mato Grosso do Sul pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Segundo a Polícia Federal, os 53 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, estão sendo cumpridos em sete estados: São Paulo (12), Mato Grosso do Sul (2),  Paraná (6), Santa Catarina (3), Tocantins (2), Ceará (2) e Minas Gerais (26). 

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Segundo a Polícia Federal, os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar a R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Lesa Pátria já cumpriu 78 mandados de prisão, 277 de busca e apreensão, e outros 17 inquéritos foram instaurados pela Polícia Federal. 

Mais notícias

Carregar mais