Pessoas isoladas desde domingo são resgatadas em Vitória da Conquista (BA)

Prefeita Sheila Lemos ainda alertou sobre barragem grande em Inhobim que começou a "sangrar" e pode se romper

Da Redação, com Bora Brasil

Prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM) afirmou que uma comunidade ribeirinha em Vitória da Conquista estava isolada desde o último domingo por causa das fortes chuvas que atingem grande parte da Bahia nos últimos dias. Em entrevista ao BandNews TV, ela confirmou que as famílias foram resgatadas do local nesta quarta-feira (29) após a chegada de helicópteros do Exército à cidade baiana.

Ela disse que as 110 pessoas do povoado de Barreiro foram resgatadas, com a maioria sendo encaminhada para abrigos e estão sendo acompanhadas por assistentes sociais, psicólogas e equipes de saúde da prefeitura. Oito povoados estão alagados na cidade.

Sheila Lemos reiterou o alerta para a possibilidade de rompimento de uma grande barragem no distrito de Inhobim, que pode agravar ainda mais o estado crítico pelo qual passa Vitoria da Conquista. A prefeita disse que o reservatório começou a “sangrar”, ou seja, o local está vazando água por estar além do seu limite de capacidade de armazenamento.

“Estamos fazendo todo o serviço para não deixar essa barragem romper, porque é muita água que vai para o Rio Pardo, que já está muito cheio. A preocupação é muito grande aqui com Vitória da Conquista e também com as cidades onde o Rio Pardo passa, como a cidade de Itambé, que já foi tão atingida por essas fortes chuvas”, alertou.

São 3 mil pessoas desabrigadas na cidade, das quais 225 estão em abrigos e oito comunidades alagadas. Sheila pediu para que os moradores das áreas mais baixas procurem abrigo nas partes mais altas e nos abrigos da prefeitura. Sheila relata que o volume das chuvas em Vitória da Conquista, principalmente na parte rural, é sem precedentes.

As fortes chuvas que castigam a Bahia desde novembro já causaram, até o balanço da última terça (28), 21 mortes, 358 feridos e 136 cidades em estado de emergência, com 34.163 pessoas desabrigadas e 42.929 desalojados. Mais de 470 mil (471.786) pessoas foram afetadas desde o início das tempestades.

Vídeo: carro de som alerta para risco de novas enchentes em Encruzilhada (BA)

Como ajudar

O Grupo Bandeirantes, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas), vai apoiar a população baiana que está sofrendo por causa das enchentes. A campanha “Band, Cufa e FNA foi lançada no Brasil Urgente nesta segunda-feira (27) pelo apresentador José Luiz Datena. Veja como doar.

O objetivo é ajudar as cidades que estão em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas na região. A ação conta ainda com o apoio da Frente Nacional Antirracista (FNA). 

Com divulgação feita pela Band, a campanha terá recursos arrecadados e distribuídos pela Cufa. As doações serão revertidas em alimentos, itens de higiene e outros produtos necessários para as vítimas. Ivete Sangalo é uma das artistas que já apoia a iniciativa, que também recebeu, poucas horas após o lançamento, cestas básicas das redes Ifood, Carrefour e Assaí Atacadista.

As doações podem ser feitas por meio do PIX: abraceabahia@cufa.org.br. O dinheiro será revertido em alimentos, itens de higiene e todo tipo de produto que possa ajudar as 430 mil pessoas afetadas.

Todos os veículos do Grupo Bandeirantes, incluindo TVs, rádios e canais digitais estão envolvidos na ação, assim como as emissoras próprias e afiliadas espalhadas pelo país.

Para mais informações e doações, acesse: www.band.com.br.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.