Pesquisa mostra que 41% do cigarro vendido no Brasil é ilegal

Em 2022, o país deixou de arrecadar 8,3 bilhões de reais por conta do comércio ilegal de cigarros

Da redação

41% do cigarro vendido no Brasil é ilegal
freepik

O comércio ilegal de cigarros representa 41% de todo o produto vendido no brasil, segundo uma pesquisa divulgada pelo fórum nacional contra a pirataria e ilegalidade. Ainda de acordo com o levantamento, o cigarro ilegal vendo aqui é 33% contrabandeado do Paraguai, e 8% produzido no Brasil.

Em 2022, o país deixou de arrecadar 8,3 bilhões de reais por conta do comércio ilegal de cigarros. Nos últimos 11 anos, foram mais de 94 bilhões de reais de evasão fiscal no setor.

Ainda de acordo com a FNCP, o principal motivador para o avanço do contrabando é a vantagem econômica da atividade, causada, principalmente, pela alta disparidade tributária em relação ao Paraguai, principal fornecedor de mercadorias contrabandeadas para o Brasil.

Enquanto no Brasil os impostos que incidem sobre o preço final do produto chegam a 71%, no Paraguai esse índice é de apenas 13%.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.