Os ataques feitos por extremistas, em Brasília, motivaram oito governadores a mandarem policiais militares para reforçarem a segurança no Distrito Federal. No último domingo (9), manifestantes apontados como terroristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).
Os estados que, até então, enviaram as forças de segurança são:
- Bahia
- Piauí
- Ceará
- Sergipe
- Paraíba
- Alagoas
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Maranhão
- Pará
Cada estado enviará entre 30 e 70 policiais. A medida foi definida após reunião do Fórum de Governadores que teve a participação de secretários de Segurança Pública.
Intervenção federal
Ainda ontem, em meio aos ataques antidemocráticos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na Segurança do Distrito Federal. Na prática, a pasta passa a ser subordinada ao governo federal, cujo interventor é o secretário-executivo do Ministério de Justiça, e não mais ao governo local.
Pouco antes, o governador Ibaneis Rocha (MDB) exonerou Anderson Torres do cargo de secretário de Segurança do DF. O ministro está de férias, há dois dias, no exterior, como o próprio falou na nota divulgada nesta madrugada.
Ibaneis também está na mira das investigações, tanto que o ministro Alexandre de Moraes, do STF e relator do inquérito dos atos antidemocráticos, decidiu afastar o governador do DF por 90 dias.