No final da Audiência Geral realizada nesta quarta-feira (28), o papa Francisco pediu uma “oração especial” aos fiéis para o papa emérito Bento XVI, de 96 anos, que está “muito doente”. O Vaticano confirmou a informação.
“Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja. Recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim", disse Francisco no final da Audiência Geral.
Ao terminar a oração, o diretor da sala de imprensa da Santa Fé, do Vaticano, Matteo Bruni, confirmou que, nas últimas horas, houve um agravamento devido ao avanço da idade. “A situação no momento permanece sob controle, constantemente monitorada pelos médicos". Ele reforçou que no final da Audiência Geral, Francisco foi ao mosteiro Mater Ecclesiae para visitar Bento XVI. “Nós nos unimos a ele na oração pelo Papa Emérito".
Bento XVI
Joseph Ratzinger, conhecido como Bento XVI, foi eleito papa em 19 de abril de 2005 para suceder João Paulo II. Devido a problemas de saúde, o pontífice renunciou ao posto em 28 de fevereiro de 2013, sendo o primeiro papa a renunciar em cerca de 600 anos.
Desde a renúncia, Bento XVI passou a usar o título de papa Emérito e mora em um monastério, no Vaticano.