Um paciente morreu após ficar cerca de 16 minutos preso dentro de um elevador no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro (RJ). O caso aconteceu no último domingo (30), mas as informações só foram divulgadas nesta segunda-feira (1º).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Gabriel, de 28 anos, tinha uma doença crônica preexistente e teve uma parada cardiorrespiratória no setor da enfermaria de neurocirurgia. Ainda de acordo com a pasta, o paciente foi estabilizado pelos médicos, mas, com o agravamento do quadro, precisou ser transferido para a área de trauma do hospital, onde ficam os casos mais graves.
No momento da transferência, a porta do elevador descarrilou. Segundo a secretaria, o homem foi retirado com vida do equipamento, apresentou outra parada cardiorrespiratória e não resistiu.
A versão, no entanto, é contestada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ), que afirma que o paciente já saiu do elevador sem vida.
Em meio ao caso e a outras reclamações sobre as estruturas, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou que vai trocar os quatro elevadores do Hospital Municipal Salgado Filho. Já a Câmara Municipal vai entregar uma representação ao Ministério Público do estado para cobrar investigação e a aplicação de medidas cabíveis.