Outubro Rosa: ONG oferece mamografias gratuitas em São Paulo

Campanha da organização chama a atenção para a conscientização de mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Cesar Cavalcante

Campanha Outubro Rosa da ONG Américas Amigas
Divulgação/ONG Américas Amigas

Com o objetivo de promover acesso gratuito ao diagnóstico precoce do câncer de mama e contribuir para a redução da mortalidade pela doença, a ONG Américas Amigas percorre o Brasil com uma unidade móvel equipada com mamógrafos que chegou em São Paulo. 

A campanha do Outubro Rosa da organização não governamental chama a atenção para a conscientização de mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Até este sábado (7), a unidade estará na Comunidade Paraisópolis e, em seguida, segue para outros bairros da capital, como o Pacaembu, e outras cidades do estado. Veja abaixo o calendário das ações: 

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 74 mil novos casos de câncer de mama por ano até 2025. É o tipo de câncer de maior incidência entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Porém, muitas pacientes ainda enfrentam desafios para conseguir o diagnóstico rápido e elevar as chances de cura. 

O câncer de mama tem 95% de chance de cura se diagnosticado precocemente. A faixa etária de rastreamento ou recomendação de exames preventivos quando não há sintomas suspeitos do sistema público de saúde é de 50 a 59 anos de idade. 

Entretanto, cerca de 45% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama estão fora dessa faixa etária. Sociedades médicas recomendam rastreamento a partir dos 40 anos, idade seguida pela ONG Américas Amigas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.