Órfãos de vítimas de feminicídio continuam sem receber benefício em SP

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania alega problemas nos dados cadastrais

Por Norah Lapertosa

Órfãos de vítimas de feminicídio continuam sem receber benefício em SP
Órfãos de vítimas de feminicídio continuam sem receber benefício aprovado por lei
Reprodução

O "Auxílio Ampara", aprovado em outubro de 2022, tem o valor de um salário mínimo mensal e é destinado a crianças e adolescentes que perderam a mãe em decorrência de violência contra a mulher. Pela lei, o auxílio deve ser pago até o beneficiário completar 18 anos de idade, podendo ser estendido até os 24 anos. 

A lei também estabelece critérios como residência e domicílio na cidade de São Paulo; inscrição no CADÚnico e renda máxima familiar de até três salários mínimos.

Mais de 125 famílias foram selecionadas pelo Ministério Público, mas todas seguem à espera de aprovação do benefício pela gestão municipal. 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, pasta responsável pelo pagamento, alega problemas nos dados cadastrais e na localização das famílias e afirma que os pagamentos terão início no final deste mês.

"Em março deste ano foi quando o Ministério Público nos enviou os primeiros casos que datavam desde 2016. Só que as informações constantes no processo criminal não eram nem de longe suficientes para a gente localizar as famílias. Então, nós saímos em busca das famílias", afirmou Sonia Francine Gaspar Marmo, Secretaria Municipal Direitos Humanos.

Gabriela Manssur, advogada e presidente do Projeto Justiceiras, que acolhe vítimas de violência contra a mulher, reforça que os órfãos têm pressa. 

“Então nós temos que desburocratizar os órfãos da violência não podem percorrer uma verdadeira rota crítica para ter acesso a um direito porque é emergencial, é imediato”, disse.

Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública estimou em 2592 o número de órfãos de feminicídios no ano passado. Os filhos de mulheres assassinadas, além de terem que lidar com o luto precoce, muitas vezes perdem a renda da casa, já que em grande parte dos casos o assassino é o pai, que pode estar preso.

Inscreva-se nos canais da Band no WhatsApp

A Band está presente com oito canais na nova funcionalidade do WhatsApp que permite o compartilhamento em massa de notícias e vídeos para seus usuários: Band JornalismoEsporte na BandBand EntretêBand.com.brBandplayRádio BandeirantesRádio BandNews FM e BandTV. Para se inscrever, é só clicar nos nomes aqui mencionados.

Mais notícias

Carregar mais